quarta-feira, 30 de maio de 2012

 Brigada de incêndio: chegou a sua hora!



Crédito: DKJ Sinalização

O que fazer quando temos um princípio de incêndio? Chamamos o Corpo de bombeiros, é claro. Mas saiba que dependendo do local que você esteja já poderá ser tarde. E talvez não seja possível evitar um grande desastre, até mesmos com perdas de vidas humanas. Pensando nisso, o Corpo Diretivo fez um levantamento juntos aos Bombeiros e foi constatado que o nosso residencial necessita com urgência de uma Brigada de incêndio. Então, chegou a sua hora de ajudar.

O curso será ministrado pelo instrutor Isaac Almeida, no dia 30 de junho, sábado, com início às 9:00 horas da manhã. Para tanto, precisaremos de 30 voluntários que serão certificados como Brigadistas do Condomínio Montemagno.

Os interessados devem comparecer à sala da administração da torre A e se inscrever com o Supervisor Predial, Oriel.

Serviço;
O quê: Curso de Brigada de Incêndio
Quando: Dia 30 de junho (sábado) às 9:00 horas da manhã
Local: Sala de Cinema
Inscrição: Sala da administração, com Oriel
Limite de inscritos: 30 voluntários

Programa do Curso
  • Teoria do fogo
  • Propagação do fogo
  • Classes de incêndio
  • Prevenção de incêndio
  • Métodos de extinção
  • Agentes extintores
  • Equipamentos de combate a incêndio
  • Abandono de área




Obrigado
Corpo Diretivo

Cuidado!



Ficar sempre alerta aos falsos profissionais é um boa dica para não ser surpreendido


Estamos chegando ao período de férias escolares, e todo cuidado é pouco. Reforçamos a cada dia aos funcionários do nosso condomínio a importância de seguir os principais procedimentos de segurança. Contudo, a circulação de pessoas nas dependências ainda continua grande. Leia (ou imprima clicando no link) a cartilha com os principais disfarces de ladrões de condomínio.

Fique atento. A segurança do condomínio também depende de você.

Baixe a cartilha: https://www.dropbox.com/sh/7maqhjcnahs8b56/ye9An8jbz4

quinta-feira, 24 de maio de 2012


Agora é pra valer




O tão temido sorteio de vaga de garagens já se foi. E agora é fundamental que tenhamos em mente a necessidade de respeitar o espaço escolhido por cada morador. É importante que saibamos que a garagem reúne a grande maioria dos condôminos em um só lugar e, logicamente, os carros.  

É justamente por isso que as garagens podem ser um grande ponto de encontro ou uma fonte de dor cabeça sem dimensões, para moradores e para a administração.

Agora que temos as definições, vamos listar algumas dicas importantes e que devem ser seguidos por todos. Abaixo, segue anexos os arquivos com as planilhas do sorteio de cada unidade e o número de vagas.


  1. Nunca deixe seu veículo fora da sua vaga definida em sorteio ou na vaga de outro morador sem autorização. Mesmo que seja por pouco tempo.
  2. Não deixe os vidros abertos ou com a chave no contato do carro. Mantenha-o sempre trancado na garagem.
  3. Fique atento à manutenção do automóvel, para evitar problemas como vazamento nas dependências da garagem.
  4. Em dias de chuvas, cuide para que seu animal não faça as necessidades. Preserve a higiene e não o deixe solto.  
  5. Mesmo após o sorteio, para sua segurança, é obrigatório o uso dos crachás identificadores em quanto o veículo estiver estacionado e na entrada no condomínio.
  6. O não cumprimento dos itens acima será revertido em advertência e posteriormente em multa condominial.

Link com as planilhas do sorteio

 
Obrigado
Corpo Diretivo

Mais proteção para todos



Com segurança não se brinca. É uma sensação que não pode ser colocada na cabeça das pessoas – temos que senti-la como algo integrante e natural do dia a dia de todos os moradores. Pensando nessa necessidade, o Corpo Diretivo abre uma nova fase no que diz respeito aos contratos firmados pelo Condomínio: os editais.

Agora todo custo fixo ou não, que envolva contratos, deverá regras diretiva ser feito por meio de edital de convocação. Que posteriormente serão recebidos os envelopes lacrados pelos membros do conselho com cada proposta.

Nesta primeira edição (leia aqui no Blog e nos quadros de avisos) sobre a tomada de preços para contratação de empresa de segurança que elevará a qualidade dos serviços prestados, na vigilância, segurança do Condomínio e de seus moradores. O edital está aberto para todos que optarem por indicar uma empresa dentro da proposto.



Participem!

Leia o edital clicando no link abaixo
https://www.dropbox.com/sh/9dnamwfdwoxh35z/XysQy8it7T

domingo, 20 de maio de 2012


Especial Regulamento Interno

 

 Respeitar o regulamento Interno é um dever de todo condômino. Nos últimos meses estamos enfrentando problemas com os abusos de som alto, barulho excessivo e dispersão de pessoas fora da área da reserva do Salão de Festas. Estamos num residencial, onde devemos respeitar o outro. E para reforçar a importância de termos conhecimento do Regulamento Interno, iremos durante um mês, reforçar alguns dos principais artigos deste documento.

Hoje: Salão de Festas, Espaço Gourmet e Churrasqueiras


Art. 106º O salão de festas e a churrasqueira destinam-se exclusivamente a realizações de reuniões e eventos do condomínio e festas ou recepções promovidas pelos moradores do edifício.
Parágrafo Primeiro: Em nenhuma hipótese essas áreas poderão ser usadas para reuniões políticas, religiosas ou comerciais, nem para jogos, bingos ou atividades estranhas aos seus objetivos e sublocação a terceiros.
Parágrafo Segundo: A Churrasqueira entre o espaço gourmet e o salão de festas é parte integrante do salão de festas.
Art. 107º O número máximo de convidados respeitará o limite de cada local sendo: 70 convidados para o salão de festa, 30 para o espaço gourmet e 15 convidados para a churrasqueira.
Art. 108º O espaço gourmet somente poderá ser locado juntamente com o salão de festa desde que não existe outro interessado no mesmo período.
Art. 109º Somente será permitido o uso do salão de festas, e da churrasqueira mediante reserva, a ser feita por escrito em formulário próprio para esse fim e entregue ao supervisor predial, obedecendo aos seguintes prazos:
I Para o salão de festas, no mínimo 05 dias e no máximo 60 dias de antecedência;
II Para o espaço gourmet, no mínimo 05 dias e no máximo 60 dias de antecedência;
III Para a churrasqueira, no mínimo 02 dias e no máximo 60 dias de antecedência.
Art. 110º É permitido reservar datas para até dois eventos dentro de um mesmo período de máximo de antecedência, sendo vedadas reservas de datas alternativas.
Art. 111º A reserva será feita mediante pagamento de cessão, que será lançada no boleto de cobrança da taxa condominial seguinte à data de entrega do termo de reserva, calculada nos seguintes percentuais sobre a cota condominial ordinária de apartamento-tipo.
I Para o salão de festas, 50%
II Para o espaço gourmet, 30%
III Para a churrasqueira, 20%
Art. 112º Não será aceita reserva do salão de festas, e da churrasqueira de condômino
inadimplente com a taxa condominial.
Parágrafo único – Nas datas comemorativas: Natal e Ano Novo. O salão de festas somente será disponibilizado para reserva apenas se o condomínio não utilizarse
dessa área para realização de confraternização coletiva (entre os moradores). Caso seja disponibilizado ocorrerá um sorteio entre os interessados.
Art. 113º Em caso de desistência, o valor da locação não será devolvido. O crédito será utilizado em locações futuras em um prazo Maximo de 12 meses, respeitadas as regras anteriores.
Art. 114º Os eventos realizados nas dependências do condomínio deverão terminar necessariamente até às 24h00 sendo que após as 22:00, o som deverá ser desligado e a conversação deverá ser em um nível que não incomodem os outros condôminos.
Parágrafo Primeiro: Caso as reuniões ou festividades se prolonguem além do horário estabelecido, o supervisor predial, o síndico ou seu representante poderão intervir, solicitando o término de imediato.
Art. 115º As chaves do salão de festas, serão retiradas com o supervisor predial, ou com seu representante, no dia do evento, a partir das 11:00, ou a critério do requisitante, se não estiver em uso por outro condômino.
Art. 116º No ato de retirada das chaves, o salão deverá ser vistoriado pelo requisitante, devendo ser preenchido e assinado formulário de check list em relação à quantidade e ao estado dos bens e objetos nele existentes.
Art. 117º Não é permitido retirar e movimentar objetos e equipamentos do salão de festas e da churrasqueira para qualquer outra área do condomínio.
Art. 118º Brinquedos, carrinhos de comida, quando locados deverão ser instalados no interior do salão de festas. No espaço gourmet não será permitido brinquedos.
Art. 119º No dia do evento, o requisitante deverá entregar à portaria lista com o nome dos convidados, para controle de acesso.
Art. 120º Os convidados deverão ser recebidos no recinto do salão de festas, espaço gourmet ou churrasqueira , NÃO sendo permitida a permanência destes nas demais áreas sociais do condomínio.
Art. 121º É obrigatória durante a realização do evento a permanência no recinto do requisitante ou responsável por ele indicado no formulário de requisição.
Art. 122º Não é permitida a circulação e permanência dos convidados nas áreas comuns do condomínio, ficando restritas ao salão de festas, espaço gourmet ou churrasqueira, conforme o evento.
Art. 123º Somente será permitido o uso de aparelhos de som em volume moderado, a não incomodar os demais condôminos, conforme estipula a lei municipal em vigor.
Parágrafo Único: Na hipótese de reclamação, o responsável pelo evento deverá desligar o regular o equipamento de som imediatamente a solicitação, sob pena de advertência e multa.
Art. 124º É proibido soltar fogos de artifício, rojões, balões, bombinhas e congêneres.
Art. 125º É obrigação do requisitante zelar pelo comportamento de seus convidados, especialmente no que tange à ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e à proibição de uso de drogas ilegais.
Art. 126º O supervisor predial ou seu representante terá o direito de comparecer ao local a fim de fiscalizar o estrito cumprimento das normas deste Regulamento Interno.
Art. 127º A devolução das chaves do salão de festas deverá ser feita ao supervisor predial ou ao seu representante até as 08h00 do dia seguinte ao evento.
Art. 128º No ato da devolução das chaves, o salão será vistoriado, na presença do requisitante, para confronto com o check list.
Art. 129º Recairá sobre o requisitante toda e qualquer responsabilidade por danos materiais causados ao prédio e às suas instalações, bem como por furtos, roubos ou incêndios resultantes do evento, mesmo que sejam provocados por seus convidados.
Art. 130º O condômino requisitante deverá promover os reparos necessários ou reembolsar o condomínio pelos custos incorridos, no prazo de até dez dias, findo o qual a administração tomará as medidas cabíveis previstas na Convenção do Condomínio.
Art. 131º O síndico tem poderes para vetar reserva do salão de festas, e da churrasqueira ante evidência de violação do disposto no artigo 107, bem como para, constatado o desvirtuamento da festa ou reunião, a qualquer momento, determinar o seu encerramento.
Art. 132º O condomínio não é responsável por acidentes que possam ocorrer no local por comportamento ou uso inadequado dos equipamentos e instalações disponíveis.

Obrigado
Corpo Diretivo
 Desvendando o site da Lello


Como posso obter o Regulamento Interno do Condomínio? Como saberei o que foi definido em uma assembleia? Esta e outras perguntas e dúvidas acompanham os primeiros e novos moradores. Hoje mostraremos como pesquisar e obter as respostas por meio do site da Lello, que é a empresa que administra as finanças do Condomínio.

Todos os condôminos têm o direito e o dever de fiscalizar as ações da gestão eleita. Mas como fazer isso? Uma das formas é acessar o portal online www.lelloonline.com.br. Lá, você pode acompanhar os gastos, balancetes, saldos, fazer download de documentos entre outros documentos.


Clique na imagem para ver algumas instruções:

Figura 01

Figura 02


Figura 3


Atas - 

Editais - 

Circulares - 

Regulamento Interno - 

Obrigado, 
Corpo Diretivo



sexta-feira, 18 de maio de 2012


                                                   Um mês depois...



Com transparência não se brinca. Após o dia “D” que culminou com destituição do gestor anterior, um dia fatídico que pretendemos esquecer, porém, devemos tirar lições para futuro do Condomínio Montemagno.

Depois de um mês de muitas reuniões, rodadas de negociações e algumas broncas da minha esposa, vamos a um breve resumo.

Leia em tópicos algumas ações e conquistas neste primeiro mês.

•    Estamos colocando todas as despesas do condomínio em dia.
•    Renegociamos todas as dívidas da gestão anterior.
•    Nenhuma nota sai da Administração do Condomínio sem uma revisão criteriosa do Tesoureiro, com todo documento protocolado. Para que todos possam ter acesso sem dúvidas.
•    Criamos um organograma para definir algumas funções para aperfeiçoar a gestão.
•    Redefinimos as atribuições do supervisor predial, Oriel, para que ele renda mais e ao máximo.
•    Criamos formulário para solicitação de festas, para melhor gerir de forma eficiente a arrecadação do fundo de reservas.
•    Contratamos um profissional qualificado de manutenção para atender as demandas do prédio. Este profissional já sanou problemas como troca de lâmpadas e reatores, hidráulica, limpeza da piscina entre outros.
•    Reduzimos e reduziremos ainda mais os custos de envio de cartas pela administradora.
•    Criamos com a doação do Subsíndico da torre A, Leandro, a caixa de sugestões para que os moradores possam criticar, elogiar e trazer sugestões para um ambiente melhor.
•    Criamos o Blog, projeto que desde julho de 2011 fora estacionado. Ele servirá como um canal direto de comunicação de utilidade pública e serviços para os condôminos.
•    Recontratamos a empresa de jardinagem que já fazia um excelente trabalho no condomínio.
•    Não assinamos mais contratos com cláusula de rescisão com multa para o condomínio.
•    Todos os contratos serão assinados por todos os membros do corpo diretivo.
•    Teremos uma brigada de incêndio com curso de formação de brigadistas.
•    Faremos um trabalho incisivo com a adequação e programa de reciclagem e destinação correta do lixo. E após esse trabalho, tentaremos vender o material separado.
•    Diminuir o alto índice de inadimplência.
•    Em um dois meses, pretendemos fazer a individualização das contas de água e gás. 
•    REFIZEMOS O CONTRATO DA EMPRESA DE PORTARIA MATOSO, QUE AGORA NÃO TEM MAIS A MULTA DE 50% COM PRAZO INDETERMINADO APENAS COM AVISO PRÉVIO DE 30 DIAS. ALÉM DE REDUÇÃO DE R$ 50 MIL PARA R$ 38 MIL MENSAIS.
•    Todas as tomadas de preços, contratações de empresas do nosso condomínio, agora, serão por meio de licitações e edital específico para cada ação.
•    Agora temos mais um carrinho de compras para cada subsolo.
•    Reuniremos-nos com os representes de obras, Leandro e Ivan para uma conversa com engenheiros da Even para tratar dos reais problemas do condomínio e do atendimento aos moradores.
•    Após análise das pastas de prestação de contas, faremos assembleia de aprovação e deixar claro e transparente sobre tudo que fora realizado nas duas gestões anteriores.


Bom, são muitos os desafios e atividades que teremos pela frente até o fim desta gestão, que acabará em julho de 2013. Até lá, não poderemos abaixar a guarda, sempre com o foco para continuarmos a melhorar os processos e manter os atos transparentes em todos os sentidos. Assim como você, todos do Corpo Diretivo são moradores e pensam sempre na valorização do patrimônio.

Obrigado
Corpo Diretivo


 
 Cada um no seu quadrado

 


A partir da próxima segunda-feira é cada uma no seu “quadrado”, pois enfim acontecerá o sorteio de vagas das garagens do Condomínio Montemagno. Os sorteios serão divididos por torre: dia 21 apenas os moradores da torre A; dia 22 moradores da torre B e dia 23 moradores da torre C. A primeira chamada será às 20 horas, sendo impreterivelmente o início imediato às horas 20h30min.

Conforme registrado em ata do dia 07/12/2012, o sorteio de vagas das garagens terá algumas características:

  •  Será eleito um condômino para sortear os apartamentos e outro condômino para fiscalizar as anotações no mapa de vagas, que ficará em mesa separada do globo contando as bolinhas com o número dos apartamentos, evitando assim, a aglomeração de pessoas. Bem como a distração do condômino que está escolhendo uma vaga.
  • O condômino deverá escolher a sua vaga da garagem no perímetro determinado para a Torre onde se localiza a sua unidade.
  • Será sorteado o número da unidade e o condômino virá até a Mesa Diretiva para escolha de sua vaga diretamente na planta com a disposição das vagas.
  • Os sorteios serão realizados a cada dois (02) anos; Na referida assembleia haverá a definição das vagas para pessoas (condôminos) com deficiência. Neste caso serão verificadas as limitações do condômino solicitante.
  • Serão sorteadas as unidades adimplentes com as quotas e despesas condominiais presentes/ou representados por procuração; Serão sorteadas unidade adimplentes e não presentes; Serão sorteadas as unidades  com acordo em andamento estando rigorosamente em dias com o pagamento das parcelas; Serão sorteadas as unidades inadimplentes, independentes de seus representantes estarem presentes ou não na assembleia.
  • É importante lembrar que, mesmo após o sorteio das vagas, a permanência, entrada, saída e circulação de veículos dos moradores, os mesmos devem estar identificados com o cartão amarelo de estacionamento. Essa medida previne, para sua segurança, inconvenientes indesejáveis, permite que a zeladoria do Condomínio identifique com mais precisão o devido morador, e evita maiores transtornos.


Obrigado
Corpo Diretivo


AVISO!


Devido aos constantes problemas com acesso de pessoas estranhas no condomínio, moradores sendo surpreendidos por prestadores de serviços e visitantes, elaboramos uma pequena cartilha com algumas orientações.



É PROIBIDA A ENTRADA DE QUALQUER PESSOA NAS DEPENDÊNCIAS DO CONDOMÍNIO SEM A PRÉVIA IDENTIFICAÇÃO.

ANTES DE LIBERAR A ENTRADA ATÉ A UNIDADE, A PORTARIA DEVERÁ RIGOROSAMENTE LIGAR PARA O MORADOR, QUE DARÁ A ORDEM DE LIBERAR OU NÃO A ENTRADA DOS VISITANTES, DENTRO DO HORÁRIO COMERCIAL PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS.


PARA A PORTARIA:

AO ENTRAR PELOS PORTÕES DE ACESSO, TODOS DEVEM SE IDENTIFICAR COM NOME UNIDADE EM QUE MORAM. EM CASO DE DÚVIDAS LIGUE PARA RAMAL DO CONDÔMINO OU AO SUPERVISOR PREDIAL, ORIEL.
TODO MORADOR, POR MEDIDAS DE SEGURANÇA, DEVERÁ PORTAR OBRIGATORIAMENTE O CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO DO SEU VEÍCULO, PRINCIPALMENTE QUANDO O MESMO ESTIVER ESTACIONADO.
O ACESSO DE PEDESTRES PELAS RAMPAS DAS GARANGENS TAMBÉM POR MEDIDA DE SEGURANÇA ESTÁ PROIBIDO.






OBRIGADO
CORPO DIRETIVO

terça-feira, 15 de maio de 2012



 Dividindo responsabilidades




Um condomínio para quem mora. Uma empresa para os que administram. Se todos os administradores pensassem dessa maneira, tudo seria diferente.

Nosso residencial passou os últimos 10 meses no meio de um furacão. O momento exige cuidados, e como diria minha querida professora nos tempos de faculdade, Neusa Ribeiro, é sebo nas canelas e mãos a obra.

O novo organograma foi criado para ajudar a dividir responsabilidades e tarefas, além de unir os membros do Corpo Diretivo e moradores do Condomínio Montemagno. E dentro desse novo escopo, gostaríamos que essa identidade estivesse sempre presente nesta e em futuras gestões.

Sabemos que é um processo lento e gradual. Contudo, toda mudança requer paciência, perseverança e união.


Grande abraço
Corpo Diretivo

domingo, 13 de maio de 2012

Como posso ajudar? 




A partir desta semana você terá a presença de uma caixa pequena, mas com um poder enorme de ajudar o condomínio. Trata-se da caixa de sugestões. O novo companheiro estará nas torres dos subsolos de cada garagem e tem a função de ajudar na gestão do Condomínio com dicas, críticas e elogios. 

A iniciativa nos ajudará a administrar com mais eficiência. Deixe a sua mensagem com o nome completo, torre e apartamento, e-mail e um número de telefone que daremos retorno sobre todos os assuntos sugestionados.

O projeto e execução têm como responsável o Subsíndico da Torre A Leandro Gonzalez, que foi doada sem custo para o Condomínio.

Obrigado
Corpo Diretivo